Ato #NinguémMereceSerEstupradx/#NinguémMereceBolsonaro

Texto e Imagens: Ribas Machado


Lembrando que o dia começou na cobertura, feita na Pça da Sé, da OP. Mais Pão e ainda iremos cobrir, na Paulista, o Ato de Natal sem sangue, do Coletivo "Revolução da Colher", vale informar que estamos (eu e vocês, leitores e leitoras), neste momento, na Praça Roosevelt para a cobertura do...


É verdade que, pra mim, o caso específico Bolsonaro (que é da base aliada do governo da DENTA e é do partido do "estupra mas não mata") x a Maria do Rosário (que é do partido da DENTA) acaba sendo melhor representado pela frase, de algum sábio de plantão, "não tem lado bom de briga ruim" e pela charge abaixo (que eu queria saber quem é o autor e onde foi publicada originalmente -pois a recebi pelo FACE)

Pra quem não viu o caso específico, segue um vídeo abaixo (tem melhores, mas estou com preguiça de ficar procurando isso...)


Pra quem já conhecia o caso ESPECÍFICO vale dizer que a minha opinião sobre o caso ESPECÍFICO é uma coisa e o que o Bolsonaro (COMO UM TODO) representa para diversos movimentos bastante válidos e sérios, que diariamente lutam por uma vida melhor e mais digna, é outra coisa bastante diferente, bem melhor embasada/vivenciada e que, portanto merece ser conhecida e respeitada... (embora, muitas vezes, tal visão seja filtrada com preconceitos, conceitos e pós conceitos que acabam cegando um pouco e distorcendo a "realidade real" ou factal)

Por estas e outras, fiz questão de cobrir o ato abaixo, pois como sempre digo, toda opinião é bem vinda e serve para aumentar (e as vezes reforçar - mesmo que pelo debate-) a nossa visão/conhecimento sobre a vida...

Cobri também, pq a ideia deste projeto não é fazer cabeças, não é catequizar nem aumentar fileiras mas, por mais que vez ou outra (quase sempre) eu teça comentários, a ideia, sim, é trazer os fatos crus e sem edição para alimentar a construção das suas (leitores, leitoras e leitorxs) cabeças...

Mas... Voltando ao ato, vale começar dizendo que quem entrava na página do evento/facebook podia ler:
"NÃO ALIMENTEM OS TROLLS!

A misoginia e homofobia do deputado federal Jair Bolsonaro é notória. Não foi uma ou duas vezes que atacou, assediou ou tentou infantilizar mulheres e gays no Congresso Nacional. Maria do Rosário, Marta Suplicy, Jean Wyllys e Marinor Brito nas diversas vezes que foram agredidos pelo deputado do PP-RJ representavam a agressão que todxs nós mulheres, LGBTs, negrxs e diversas "minorias" sociais sofremos pela atuação do parlamentar no Congresso Nacional e sua cotidiana incitação ao ódio!

O seu comportamento no Congresso Nacional no último dia 10 de dezembro ao questionar a fala da deputada federal Maria do Rosário sobre a Comissão da Verdade foi a cereja do bolo. Sem qualquer motivo Bolsonaro afirmou que a parlamentar "não merecia" ser estuprada durante sessão do plenário da Câmara dos Deputados.

No Brasil ocorrem 50 mil estupros por ano, mais do que a quantidade de casos de homicídios dolosos. É inconcebível que um deputado federal em nosso país se utilize da incitação a violência sexual para esvaziar o debate político. Exigimos que os casos que envolvem as constantes violências que Jair Bolsonaro sejam efetivamente investigados pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Já basta de tolerância com este homem que incita violência contra todxs nós cotidianamente!

Exigimos a CASSAÇÃO do deputado Jair Bolsonaro!
----------------------------------------------------------------------------------------------
* Participe da campanha @[null:#FORABOLSONARO] no face e twitter: acesse o app >> @[NjQyMTgzOTU5MjA4MTA3Omh0dHBcYS8vdHdpYmJvbi5jb20vU3VwcG9ydC9mb3JhYm9sc29uYXJvOjo=:http://twibbon.com/Support/forabolsonaro]

Também entre em contato com a Câmara do Deputados para aumentar a pressão da nossa exigência:

Corregedoria Parlamentar
Telefone: (61) 3215-8556 / 3215-8558
E-mail: corregedoria.mesa@camara.leg.br

Conselho de Ética
(61) 3215-8601 / 8608
@[NjQyMTgzOTU5MjA4MTA3Omh0dHBcYS8vd3d3Mi5jYW1hcmEubGVnLmJyL2EtY2FtYXJhL2V0aWNhZWRlY29yby9jb21wb3NpY2FvOjo=:http://www2.camara.leg.br/a-camara/eticaedecoro/composicao]"
Mas quem saiu do sofá e compareceu no evento, pode ver (e você também poderá ver...) que:

Eu cheguei na praça Roosevelt bem antes do ato começar e, por acaso, fiquei sentado com os amigos que foram comigo (após a OP. VelhoBatuta e o Passeio pela Santa Ifigênia) num ponto da praça que acabou sendo o ponto de encontro base da moçada que já já iria praticar o ato ora registrado...

Pude, já de cara, acompanhar a feitura dos cartazes, a interação entre os diversos coletivos, pude ouvir as conversas/debates prévios e várias outras coisas que fizeram com que meu respeito pelas PESSOAS lá presentes aumentasse (friso no "PESSOAS", pois muitas ali, presentes, carregavam bandeiras, discursos e camisetas de partidos políticos o que, de per si, faz com que eu tradicionalmente tire pontos e desvalide um pouco qualquer imparcialidade que eu poderia atestar/dar, e dei, para as, repito, PESSOAS e histórias de vida lá presentes...)

Até os jornais alternativos, que por lá apareceram, estavam com preços respeitáveis hehehe (R$ 2,00, lembrando que o do PCO no ato "Ferguson é aqui" estava sendo vendido por R$ 6,00)


Vale observar que não fiz registros dos momentos acima, pois ali era um momento deles, ainda não era o ato aberto, mas, falando no ato, quando começou, lá fui eu...



Vi o pessoal se organizando...


 Me posicionei

 (Foto: Inofensivo Incendiário)

Escolhi a melhor camiseta do ato (mas como eu estava basicamente filmando, trago uma imagem, postada na página do evento e captada pela Andressa Brandão Vegana)

 (Foto de Andressa Brandão Vegana)


E comecei a registrar as falas e os momentos (vale dizer que como vcs poderão ver abaixo, eu optei, neste ato, por filmar mais do que fotografar, pois foi uma manifestação mais pautada em mensagens e falas do que em imagens... Espero que curtam...)









Vale citar que foi feita uma intervenção artística no meio da Consolação e foi posta uma faixa do outro lado da avenida/rua...

Por falar na faixa...



Após os momentos filmados acima, teve o momento da foto oficial (de uma parte pequena do ato frise-se que tinha muito mais gente e muito mais coletivos...)

 
 

Tomei o caminho da roça (torcendo pra ainda estar rolando o ato vegano na Av. Paulista, onde pretendia fechar os trabalhos na companhia de amigas e amigos...)

 

Até uma próxima (que, como no caso da OP/este ato, estava próxima e aqui também -ALERTA DE SPOILER heheheh- você já deve ter visto...)


 

Share on Google Plus

About Um Mero Espectador

0 comentários:

Postar um comentário