[RELATO] 1º Ato: Não À Redução!

Texto e imagens: Mandy


Na semana que passou tivemos no Congresso a votação da PEC 171/93 que defende a redução da maioridade penal. Muitos ativistas de diversos coletivos e frentes foram até Brasília para pressionar o "Não" à Redução, e o "Não" venceu (ou seria o "sim" que perdeu?? Não sei!).

Dormimos felizes mas um dia após a queda da proposta, Eduardo Cunha, numa manobra discutível, apresenta praticamente o mesmo texto com algumas modificações, todos entendemos que isso é um ato constitucionalidade discutível, mas ainda assim a PEC foi votada e, para nossa tristeza, aprovada, no round one.

Seja por esta manobra de legalidade discutível, seja pelo tamanho retrocesso da aprovação de uma PEC tão ineficiente quanto a da redução da maioridade penal original, um grupo de ativistas independentes de SP decidiu dar uma resposta rápida a respeito da insatisfação com a votação.

Os ativistas se reuniram no Largo da Batata no sábado (04.07) às 17:00h e, mesmo embaixo de uma forte chuva e um frio sem tamanho, seguiram fechando as principais avenidas da Zona Sul/Centro.


A manifestação sem qualquer acompanhamento policial avançou pelas ruas Teodoro Sampaio (que trânsito), e na sequência Av. Rebouças, causando um transtorno imenso rs

Um dos garotos que participava da manifestação foi atropelado por um motorista irritadinho e apressadinho, mas o garoto ficou bem e o ato seguiu até o vão do MASP (sim, vocês leram bem, saiu do Largo da Batata/Pinheiros e caminhou até o MASP), avançou mais um pouco e foi encerrado em frente ao Tribunal Federal, até como forma de simbolizar a indignação perante a câmara dos deputados que votou e aprovou uma PEC maquiavélica, manobrada de forma incômoda.


Pelo que pude levantar, tal grupo pretende dar sequência ás manifestações com caráter libertário, apartidário e independente e já esta se programando para comparecer no ato do dia 07 de julho, no MASP. 

Estaremos observando

Até!!

Share on Google Plus

About Amanda Brambilla

0 comentários:

Postar um comentário