ESQUENTA pro 5º To-Sa Matsuri - CWM (Cosplay World Master)

Texto e Pesquisa: Ribas Machado



Antes que alguém pergunte, vamos dar algumas explicações:

  • Nos dias 20 e 21 de agosto de 2016, das 9h00 às 19h30, no Parque da Água Branca, SP/SP, teremos a 5ª edição do evento "To-Sa Matsuri";

Estão acompanhando, estão comigo? Maravilha!!!

Dadas tais explicações, penso ser batuta explicar a relação do TSM com o CWM, afinal de contas, muito embora o atual campeão seja um brasileiro, a (com o devido respeito às demais) mais importante cidade do Brasil nunca havia visto uma eliminatória/classificatória deste campeonato, nem mesmo uma seletiva o que faz/fez com que, de certa forma, ele (CWM) ainda seja pouco falado/citado/conhecido por aqui....

Repararam no passado utilizado não é?

Pois é... Este vazio, finalmente, foi preenchido e, no dia 21 de agosto de 2016, finalmente teremos, em São Paulo, Capital, a 1ª Seletiva Nacional (desta edição), de onde um(a) Cosplayer se classificará/ganhará o direito de participar na eliminatória/classificatória brasileira de onde, sairá o/a Representante do Brasil para o "Cosplay World Master" (UFA!)  e, esta seletiva, ocorrerá justamente dentro do "To-Sa Matsuri"!!!!

SUPIMPA não é mesmo!!!

Se alguém duvidar, convido a ouvir o que o, sempre gentil, Presidente da Comissão Organizadora do To-SA, Sr. Augusto Takeda, falou, com exclusividade para o O.I:



Saibam que estaremos cobrindo tudo!!

Tanto o Campeonato como todo o evento (que também possui o seu próprio campeonato, uma parada Cosplay, shows muito especiais e muitas outras atrações!!).

Entenderam a relação?

Descobriram que teremos mais um campeonato mundial/internacional com seletiva no Brasil/São Paulo/São Paulo?

Entenderam que o TO-SA Matsuri é muito mais do que "simplesmente" tal eliminatória?

Perfeito!

E enquanto às 9h00 do dia 20 não chegam, e o TO-SA não começa oficialmente, resolvemos fazer um "esquenta", e o foco deste esquenta será justamente o "Cosplay World Master" afinal, como é a primeira vez que algo deste campeonato (já) tão importante ocorre em Sampa, entendemos importante preparar a patota para o que está por vir...

Borandar?

Maravilha!!!

Bom, segundo a explicação oficial (que consta na página do Campeonato):
"O Cosplay World Masters é um concurso internacional de cosplay individual, que tem como objetivo eleger o melhor e mais completo cosplayer do mundo!

A competição está organizada em duas fases: Eliminatórias e Grande Final

As Eliminatórias do CWM têm lugar em países diferentes, podendo ocorrer como parte de um evento/convenção, já existente, dedicado a Anime e Cultura Pop Japonesa, ou como um evento isolado.

Já a Grande Final decorre sempre em Portugal, como parte de uma experiência única que promove o convívio entre todos os participantes, visitas guiadas e um jantar de celebração, com trocas de brindes e muita diversão.
"

Tudo muito bom, tudo muito bem...

E realmente...

  • Em 2011, durante a terceira edição do IBERANIME LX 2011 (um evento bianual dedicado ao anime, manga, videogames, workshops e concertos ligados à cultura pop japonesa), Portugal aceitou o desafio de organizar CWM. E, com 14 participantes vindos de 04 países (Itália, França, Portugal e Espanha), tivemos a 1ª edição do "Cosplay World Master". Nesta edição/estreia tivemos os seguintes premiados (e demais participantes):
1º Lugar - Damien Ratte (França) )
2º Lugar - Raquel Maria (Portugal)
3º Lugar - Nadia Baiardi (Itália)

Ana Filipa Santos / Portugal
Ana Silva / Portugal
Ema Paiva / Portugal
Aléxia Barroso /  Portugal
Sofia P. / Portugal
Liliana Batista / Portugal
Ana Catarina Bastos Silva / Portugal
Bruno Nunes / Portugal
Carlos Sousa / Portugal
Bereniç Serrano / Espanha
Isabelle Jeudy / França

  • Em 2012 aumentaram os países (05) mas tivemos menos finalistas (12), por outro lado, a final não ocorreu em Portugal mas, sim, no BRASIL! Mais especificamente na cidade de Caraguatatuda, onde em 22 de setembro de 2012, conhecemos os seguintes premiados (e demais participantes):
1º Lugar - Natalia Telias (Argentina)
2º Lugar - Diego Pereira (Brasil)
3º Lugar (EMPATADOS) - Isabelle Jeudy (França) & Inês Gomes (Portugal)
5º Lugar  (sim, tivemos esta classificação) - Nádia Sk (Itália)

Jacqueline Nathaly / Brasil
Juliana Tsukino / Brasil
Juno Cecílio / Brasil
Marcelo Fernandes / Brasil
Mariane Yukari / Brasil
Mônica Somenzari / Brasil
Thaís Jussim / Brasil

  • Em 2013, por sua vez, tudo voltou ao norm... NÃO!! Em 2013 tivemos 05 países (Itália, França, Reino nido, Dinamarca e Suiça), 13 concorrentes e, na data de 03 de novembro, em Sion/Suiça, conhecemos os seguintes premiados (e demais participantes):

1º Lugar - Benjamin Hunt (Reino Unido)
2º Lugar - Jellywish (Suiça)
3º Lugar - Lisa Muner (Itália)

Amy Astrand / Suiça
Megumi Nyan / França
Jeannette Buck / Suiça
Jeannine Frank / Suiça
Marco Dal Castello / Itália
Maria Corell / Dinamarca
Gally Hanaki / Suiça
Naomi Thorne / Reino Unido
Samuel Hausmann / Suiça
Kadirine / Suiça

  • Chega 2014 e o evento, agora com mais países (06), porém apenas 12 participantes, volta a ser sediado em Portugal, onde conhecemos os seguintes premiados (e demais participantes):

1º Lugar - Shappi Tora (Polonia)
2º Lugar - Arryssia Cosplay (Suiça)
3º Lugar - Marlies Keijzer (Holanda)

Yurai / Espanha
Lucioles / França
Saphira (Inês Silva) / Portugal
Joss Dos Santos / Portugal
Iris Patelli / Portugal
Cátia Alves / Portugal
Ema Paiva / Portugal
Brandon / França
Natércia Rodrigues / Portugal

  • Novamente em Portugal, agora (2015) o evento ganhou corpo para valer (15 países / 17 finalistas) e, nesta edição (a mais concorrida até hoje), tivemos os seguintes premiados (e demais participantes):

1º Lugar - Andrea Dolores Milanovic (Servia)
2º Lugar - Monica Somenzari (Brasil)
3º Lugar - Ales Strmiska (República Tcheca)

Angélike Heikens / Belgica
Alexandru Gabriel Ilie / Romenia
Zoltan Csanadi  / Hungria
Velisava Chavdarova / Bulgaria
Irina Costa / Portugal
Ana Isabel Santos/ Portugal
Sara Raquel / Portugal
Michael Gwiazda / Polonia
Emma Murphy / Irlanda
Agota Gudelyte / Lituânia
Kenny / Inglaterra
Martina Gálová / Eslováquia
Noemi Fernández / Espanha
Leon Entchev / Austria

  • E, eis que chegamos em 2016, quando o evento, agora com 14 finalistas (número que ao que tudo indica se repetirá na próxima final) e 13 países, ocorreu, novamente em Portugal e teve como vencedor um BRASILEIRO!! Sim... Após dois vice campeonatos, nesta 3ª participação tupiniquim (em 6 edições), conseguimos o lugar mais alto do pódio com:
 Johny (Samui San) Santiago



MUITO BATUTA!!!!

E pra quem achar que o concurso é molezinha...

Convido a conhecer os concorrentes do nosso Samui:

Em 2º Lugar -

Em 3º Lugar - 


E os demais concorrentes, de 2016...












Deu pra sentir a pressão não é mesmo?

Deu pra sentir a responsabilidade que o/a vencedor(a) da seletiva do 5º TO-SA Matsuri, poderá começar a imaginar/sonhar não é?

Pois é!

E por tudo isto, fica a afirmação/garantia que a partir das 9h00 dos dia 20 de agosto de 2016, traremos, para vocês, tudo que para nós chegar, referente não só a este campeonato como a todo o evento que, repito, TEM TUDO para ser memorável!!

Estão conosco? Nos vemos lá?

Então até lá!!


Obs: Quem quiser ver vídeos das apresentações de 2016 ou dos demais anos, convido a passar na página oficial do evento e (ou) pesquisar no youtube pois, acreditem, tem muito material batuta por lá!!!
Obs2: Quando sair a relação dos concorrentes da seletiva do dia 21 (temos incomodado regularmente, o casal Cleiton & Bruna -responsáveis pelo "Palco Cosplay Vip"- que, sempre educados e muito capazes, não sei como, ainda não nos bloquearam hehehe pois as inscrições ainda estão abertas e, portanto, ainda não existe uma relação...) editaremos esta postagem e a traremos pra cá... O mesmo faremos com os juízes e o que mais julgarmos importante, ok? Aguardem!


Share on Google Plus

About Videoteca do Olhar Imparcial

0 comentários:

Postar um comentário