NERDCON & Página Cosplay é Coisa Séria (1º dia- Sexta)

Texto e Imagens: Ribas Machado
Imagens: MOS Toyota



Bom, eu tenho um carinho batuta por este evento, mas...

> Quem se lembra da "Obs1" que eu usei para fechar o 1º dia (Sábado) da NERDCON do ano passado?
Não foi evento muito cheio e, em certos momentos DESTE DIA, parecia muito mais um evento para mostrar o mundo geek para a comunidade da região, do que um evento pro mundo geek propriamente dito, seja como for, tirando alguns choques de realidade que presenciei (pessoas que passavam por alguns cosplayers e faziam gracinhas ou cantadas de pedreiro -mal educado-) tudo correu bem e foi um dia BASTANTE GOSTOSO E DIVERTIDO, principalmente pelo grande profissionalismo dos organizadores.
> Quem se lembra do final do texto da cobertura do 2º dia (Domingo) da NERDCON do ano passado?
E não não observarei nada além do fato que adorei o "conjunto da obra", tem muito o que melhorar, mas mesmo enquanto isto não acontece, tenho que dizer que foi batuta, foi bem supimpa!!!!
Pois pois...

Hoje (SEXTA) rolou o 1º dia da NERDCON de 2017 e...
  • Tá tá tá estamos em um feriadão em Sampa;
  • Este não é um evento para 3 dias;
  • O tempo não estava tudo isto (e as pancadas de chuva não foram raras -NO FIM DA TARDE-); 
  • O SESC Interlagos é MUITO fora de mão e o acesso é horrível;
  • O Concurso Cosplay (com prêmios) organizado pela patota da página "Cosplay é Coisa Séria" (que neste ano também está organizando um encontro da página, dentro do evento) só acontecerá no domingo;
Tudo bem, tem tudo isto... Ok! Mas, vale dizer também, antes de continuar, que...

- O NERDCON continua sendo um evento para mostrar o mundo geek para a comunidade da região (que, por exemplo, passam de biquíni no meio dos espaços dedicados ao evento, ou saem da piscina e na falta de outra coisa pra fazer, ficam de roupão interagindo com os cosplayers - NADA CONTRA essas pessoas, elas estão na delas e no ambiente delas, TRUCO!! O ponto é... Vocês entenderam né?-);
- Choques de realidade continuam acontecendo (Sério que me marcaram, no mesmo dia, um evento paralelo, um show, de uma banda -uma das melhores e mais tradicionais do Brasil, ok...- de PUNK ROCK!!?? Eu adoro!! Eu gravei um papo com parte dos integrantes, muito batuta!!! Mas... será que ninguém sacou o risco de se misturar tribos tão distintas?)
- O "muito que tinha pra melhorar", não melhorou (tá, também não piorou, até pq adoro os orgs e sei o quanto eles dão o sangue para que tudo corra bem);

E, somando tudo isto (sim, eu disse tudo, os 8 pontos), mesmo com o grande profissionalismo dos organizadores (ainda presente), mesmo o ambiente sendo MARAVILHOSO, mesmo toda a estrutura/agenda montada/pensada, HOJE (sexta) o evento AINDA não aconteceu...

 
 (foto tirada 14h29)

Não achem que isto é a NERDCON, vejam os links (acima) da edição de 2016 e apostem no sábado e, principalmente, no domingo (dia do evento oficial da página Cosplay é Coisa Séria), mas, hoje, não aconteceu.

Devemos esquecer este dia do evento (por mais que o dia em si, os papos, os encontros, tenham sido batutas -vejam a última hora do evento, lá embaixo-) ou, na melhor das hipóteses, considerá-lo como um ensaio geral, um treinamento para o sábado e o domingo...

Tudo bem que eu (ainda bem!!!) cheguei tarde (14h16)


Após mais de uma hora e meia sacudindo em um ônibus e depois num "micro ônibus" (tinha a opção de pegar trem, mas... Fui de ônibus mesmo...)


Tudo bem, que a programação era bem variada (em teoria...)


Tinha arco e flecha


Brinquedos


Apresentações teatrais


Estandes, debates e oficinas (que prefiro nem mostrar fotos da frequência)


Swordplay






Posicionados (14h52) onde iria (talvez) se encher de um público que sairia de casa SÓ pra ouvir (as 16h00) punk rock (tsc tsc)


Tocado pela ÓTIMA/LENDÁRIA/CLÁSSICA banda Inocentes!

O que me faz fazer uma pausa para dizer que não, não tenho NADA contra a contra cultura, o cenário punk, muito pelo contrário (quem me conhece sabe bem)! Alias os integrantes da banda são fãs assumidos do cenário nerd clássico, como citaram no bate papo abaixo...


Tenho que dizer também que voltei com parte da plateia do show, alguns inclusive, os mais radicais, com visual e tudo, que amarraram um papo comigo, sobre Shingeki no Kyojin e sobre eventos geeks em geral (e deverão trazer os filhos no domingo pra ver o concurso), durante o longo trajeto até o terminal Sto Amaro (pois todos nós pegamos a lotação errada... Aprendam que tem duas "Term Sto Amaro", uma segue direto pro terminal, outra faz um tour completo de hora por toda a região de interlagos -sim, eu peguei essa-), o que mostra que todo preconceito é burro!!!

Mas, como ainda me incomoda as "cantadas medíocres" e os assédios que cosplayers sofreram na edição passada (pois o público local meio que estranhou aqueles seres fantasiados perambulando no ambiente deles e -ALGUNS POUCOS- achou que os "fantasiados" lá estavam para o SEU -deles- entretenimento -o que, também infelizmente, não deixa de ser verdade pelo formato do evento...-), e como três dias (DESTE TIPO de "evento") é meio exagerado... Convenhamos que esta agenda poderia ter sido melhor distribuída e, hoje, ter tido muito mais coisa para o público do PUNK ROCK (já que o palco estava lá armado mesmo...) e a NERDCON poderia ter começado somente no sábado (o que talvez, na prática, realmente aconteça -isso se não começar só no domingo-).

Volto a dizer que nada tenho contra QUALQUER tribo mas certas junções tem potencial para deixar um medo/receio de "ações de manada despersonalizada" (quando pessoas individualmente batutas fazem caquinhas por estar em grupo), e se na edição passada, grupos de dois ou três "usuários locais" já fizeram bobagem, o que se esperar de "grupos", "tribos" maiores e mais anárquicas...

No fim, seja pela ínfima quantidade de cosplayers e (talvez) pela chuva que começou por volta das 15h30, tudo correu bem e eu não soube de nenhum incidente, mas... CONVENHAMOS NÉ!!??

Voltando...

Sim, eu falei cosplay!!!

Eles estavam presentes, alguns contratados, e alguns outros corajosos (que saíram de casa -TODOS- buscando diversão, em um evento onde meio que "a diversão eram eles")


15h00 (literalmente) desfilaram





Para a plateia local...


Foram aplaudidos...

Fotografados...



































































E fim... (das atividades oficiais cosplay)

Aí (os cosplayers) interagiram (como sempre gentis) com o público


E, então, pra mim (e, arrisco dizer, para eles), das 16h09 às 17h00 o evento começou pois (enquanto ouvíamos, a certa distância, por causa da chuva, o ótimo show dos Inocentes) rolou muita interação, papos, risadas, fotos, groupies e tivemos um mini evento dentro do evento...


Quando eu, inclusive, consegui produzir mais 3 episódios pra segunda temporada da série "Cosplayers Contam Sua História" (que estreia em junho)...

Mas, quando tudo estava FINALMENTE acontecendo, um segurança chega perto de nós e avisa que são 17h00 e o SESC vai fechar... (eu tinha esquecido deste horário de fechamento horrível)

Aí toca subir tudo (sim, é um trajeto considerável) até a saída e...

17h18 dar tchau pro 1º dia da NERDCON


Torcendo para domingo (sim, terá sábado também, mas domingo será o dia do encontro oficial da página Cosplay é Coisa Séria) ser bem batuta e, compensar (com sobra) o dia de hoje (até pq, por tudo que ouvi e li, na semana que passou, domingo será lotado!!! Eba!!!!) pois, local, ambiente, cenário, organização, equipe profissional (COM VONTADE DE ACERTAR) não falta!!!

Até lá!!

Até breve!!!




Share on Google Plus

About Videoteca do Olhar Imparcial

2 comentários:

  1. Concordo que o evento não foi lá muito cheio ou "muito evento", mas para mim existem fatores imutáveis para isso (principalmente a distancia da capital, e tal).

    Concordo que o evento tem mais cara de uma apresentação do mundo nerd para o publico leigo, para mim o Sesc é um espaço de laser com objetivo de disseminar e incentivar cultura, então achei que a proposta era exatamente essa.

    Também achei que o evento foi uma boa para levar esse tipo de cultura para quem vive nessa região e não tem muita chance/condições/acesso (de informação) de ir para São Paulo frequenta-los. Um moço que estava jogando bola nas quadras de fora, quando tirou foto minha na sexta falou "sempre vi fotos de cosplays pela internet, mas essa é a primeira vez que vejo pessoalmente", tive uma certa sensação de dever cumprido.

    Não achei o sesc contra a mão, ele fica a 10 min de caminhada da estação Primavera Interlagos, então pra mim isso é fácil. Tudo bem que a estação em si é 2 horas da minha casa, tenho que fazer algumas muitas baldeações, mas no geral, achei prático de chegar. (moro relativamente longe de tudo,então se tiver uma opção de pagar só uma condução para chegar em um lugar, pra mim é perto).

    Quanto ao fato de não ter melhorado, continuo colocando a culpa na localização, não é todo mundo que tem uma disposição para ir em eventos longe (já vi muita gente reclamando por menos), então para um evento assim crescer mesmo, as atrações tem que ser muito atrativas. Mas claro que ainda pode melhorar, presença de stands e fãclubes de renome entre outras coisas são sugestões legais.

    Ficamos sabendo dos casos de assédio ano passado, inclusive fomos instruídos o que fazer caso acontecesse, porém, felizmente até o momento não aconteceu nada. Claro que tem um povinho inconveniente, coisa "chata" mas nada de mais.

    Sobre o show punk, eu imaginei isso em naqula cena tipica de desenho pré-adolescente como se o Sesc fosse aqueles pais que tentam ser interativos mas não prestam atenção em nada e chama todo mundo da escola, quem não é amigo ou até bullys para a festa do filho. Tipo, bora juntar um monte de cultura diversificada pra agitar e diversificar, mas não reparam para ver exatamente quais serão essas sub-culturas e tribos e nem seus possíveis envolvimentos. Mas achei que isso nem afetou, já que eu nem me toquei do que se tratava o tipo de show e nem vi ninguém "a caráter". Outra que o Sesc também é muito grande, acho que tem espaço pra todo mundo.

    E alias, isso que me incomodou um pouco, claro que eles aproveitaram da melhor forma possível a estrutura e recursos que o Sesc podia oferecer para o evento, a sala de jogos, o espaço interativo para oficinas, etc, mas ficou uma coisa muito longe da outra, (de salto ainda por cima) me dava cansaço de pensar. os stands de venda, por exemplo, poderiam estar mais proximos ou no próprio ginásio.

    Enfim, mil ideias e sugestões para progredir. Mas no geral, achei o evento demais principalmente por cumprir a (que para mim sempre pareceu) proposta de difundir um pouco essa cultura. E assim como ontem, o evento foi gostoso e divertido, o publico do concurso foi bem entusiasmado e aplaudiu bastante todos que desfilavam.

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
  2. Vamos lá (em caixa alta pra diferenciar) ponto a ponto pq vc merece...

    Concordo que o evento não foi lá muito cheio ou "muito evento", mas ...

    SIM, ERA UM DOS PONTOS EM QUESTÃO, MAS ANO PASSADO A DISTÂNCIA ERA A MESMA, FOI NO MESMO DIA DO SUMMER E MESMO ASSIM FOI CHEINHO (COMO DÁ PRA VER NA COBERTURA LINKADA) SE EU TIVESSE QUE ESCOLHER UM FATOR, EU ESCOLHERIA O FATO DE SER UM FERIADO...

    Concordo que o evento tem mais cara de uma apresentação do mundo nerd para o publico leigo, para mim o ...

    ELA É, E COMO A PROPOSTA AQUI É COMENTAR TUDO COM BASE/FOCO NO COSPLAYER/PUBLICO NERD/GEEK, TAL FORMA DE EVENTO ME INCOMODA UM TANTINHO, POIS BEM OU MAL A PROPAGANDA FAZ PESSOAS SE MEXEREM COM UMA EXPECTATIVA QUE, NO FIM, FICA MEIO ENEVOADA

    Também achei que o evento foi uma boa para levar esse tipo ...

    ISSO É BATUTA!! MEU PAPO SOBRE ANIME COM PUNKS NO VISUAL TAMBÉM FOI INTERESSANTE E AÍ CAÍMOS NO LANCE DO PRECONCEITO SER UMA M... MAS, SEI LÁ... QUE SE FIZESSE UMA PALESTRA, UM SHOW OU ALGO MAIS ESPECÍFICO E FECHADO ESPECIALMENTE PARA OS SÓCIOS E, NÃO UM "EVENTO GEEK" DENTRO DE UM AQUÁRIO PARA SER OBSERVADO...

    Não achei o sesc contra a mão, ele fica a 10 min de caminhada ...

    ENTÃO, 10 MINUTOS DE SUBIDA EM UMA ÁREA QUE NÃO PRIMA NEM É CONHECIDA PELA SEGURANÇA (ANOS PASSADO EU VOLTEI OS DOIS DIAS A PÉ), ACABA SENDO MUITO, FORA QUE A SUBIDA ATÉ A SAÍDA TEM MAIS UNS 10 MINUTOS... PRA FECHAR, AINDA TEM O TEMPO NA OU NAS CONDUÇÕES... oU SEJA, MANTENHO MEU "FORA DE MÃO" HEHEHHEHE

    Quanto ao fato de não ter melhorado, continuo ...

    RESPEITO TODA POSIÇÃO EM CONTRÁRIO, MAS O BATUTA AQUI DO OI É O TAMANHO DAS COBERTURAS (SIM, ESTOU LEGISLANDO EM CAUSA PRÓPRIA HEHEHEH) POIS COM ELAS PODEMOS TER DETALHES DO QUE ACONTECEU EM OUTRAS EDIÇÕES.... E, REPITO, O EVENTO NÃO PIOROU, NO PAPEL ELE ATÉ MELHOROU, MAS... CONTINUA NA MESMA DISTÂNCIA, EM UM FERIADÃO E SEM GRANDES EVENTOS NO MESMO DIA, MESMO ASSIM, ESTAVA SEXTA MUITO MAIS VAZIO DO QUE O PRIMEIRO DIA DO ANO PASSADO (QUE, ACHO, PELAS FOTOS QUE VI) TB ESTAVA BEM MAIS CHEIO DO QUE HOJE, SÁBADO)

    Ficamos sabendo dos casos de assédio ano passado, inclusive ...

    POIS, POIS ESSE ANO ATÉ PELO POUCO NÚMERO DE COS, A MAIORIA ANDANDO JUNTA PRA IR ALMOÇAR OU VOLTAR PRA QUADRA, O PEQUENO NÚMERO DE PLATEIA E A CHUVA, AINDA BEM, TB NÃO OUVI NADA... NEM DESSE POVINHO INCONVENIENTE EU TINHA OUVIDO/VISTO

    Sobre o show punk, eu imaginei isso em ...

    SIM, TEM ESPAÇO DE SOBRA, MAS CONVENHAMOS E A FOTO MOSTRA O POVO DO SWORDPLAY COLOCADO NO MEIO DE ONDE A PLATEIA DO SHOW COMEÇARIA A SE POSICIONAR... JÁ IMAGINOU SE ESTIVESSE UM DIA BOM E O TRIPLO DE PESSOAS FOSSEM PARA O SHOW? DE MAIS A MAIS, O PÚBLICO PARA CHEGAR NO PALCO TINHA QUE PASSAR POR VOCÊS... REPITO QUE NÃO É UM PROBLEMA PESSOAL COM A TRIBO DO PUNK ROCK, MAS, SIM, COM O VACILO DESSES "PAPAIS" HEHEHEH

    E alias, isso que me incomodou um pouco, claro que ...

    JUSTAMENTE, MAS ISSO É UMA CARACTERÍSTICA DESSE EVENTO E DESSE ESPAÇO, TODA AQUELA ÁREA É APROVEITADA, AMANHÃ COM O SHOW ESPECÍFICO VC VERÁ...

    Enfim, mil ideias e sugestões para progredir. Mas ...

    EU SÓ CRITICO (PRIMEIRO PQ SOU UM VELHO RANZINZA E SEGUNDO) PQ GOSTO DOS ORGANIZADORES E SEI O QUANTO ELES TENTAM MELHORAR...

    Bites!
    Tary Belmont

    BJKS NA TESTA
    Ribas

    ResponderExcluir