Hoje é dia do Cosplay, da Toalha, do Orgulho Geek... (Afinal, que dia é hoje!!??)

Texto: Ribas Machado
Imagens: Colhidas na internet (e editadas)

É, pois é...
Se você for (como eu sou) uma pessoa de paz, aconselho a...
Caso lhe perguntem... "que dia é hoje?"
Simplesmente responda: Hoje é quinta feira, dia 25 de maio de 2017
Ponto, fim...

Mas...
  • Se alguém, lhe disser que hoje é o "Star Wars Day" (Dia de Star Wars), e você for (como eu sou) uma pessoa de paz, que adora comemorações, comemore com ele/ela!!
  • Se outro alguém, lhe disser que hoje é o "Towell Day" (Dia da Toalha), e você for (como eu sou) uma pessoa de paz, que adora comemorações, comemore com ele/ela!!
  • Se mais alguém lhe parar e disser que hoje é o "Dia Del Orgullo Friki" (Dia do orgulho Geek/Nerd), e você for (como eu sou) uma pessoa de paz, que adora comemorações, comemore com ele/ela!!

Afinal de contas...

  • Após o falecimento de Douglas Adams (em 11 de maio de 2001), autor de diversas obras de ficção científica, entre elas O Guia do Mochileiro das Galáxias, seus fãs (em especial os da comunidade h2g2 -LINK-), agora órfãos, começaram a pensar, discutir e agitar uma homenagem ao autor, homenagem esta que se concretizou em 25 de maio daquele ano, com a primeira edição do "DIA DA TOALHA" (quem leu o Guia, sabe a importância e o pq da escolha da TOALHA).
 Obs: Há fãs de Douglas Adams que entendem que, como o dia 25 de maio não tem nada a ver com o Guia ou com o autor, a homenagem deveria ter sido feita 42 dias após a sua morte (sim a razão disto também está no Guia... E, escolhi a hora de postagem desta matéria, propositalmente). Mas, não adianta, o dia 25 de maio ganhou corpo e já se tornou tradição.
  •  O "DIA DE STAR WARS", por sua vez, é mais fácil de entender pois em 25 de maio de 1977, estreou o primeiro filme da Saga Star Wars (Hoje chamado de: o Episódio IV: Uma Nova Esperança), estreia esta que inspirou a Prefeitura de Los Angeles, em 2007, durante as comemorações pelos 30 anos da estreia, a instituir o Star Wars Day. Esta data até vingou, há quem comemore, mas, na real, o SWD é verdadeiramente comemorado no dia 04 de MAIO.
Obs: A escolha do dia 04 de maio, para a maioria, se deve a uma brincadeira, a um trocadilho com o "jargão clássico": "May the Force be with you" (que a força esteja com você) que ficaria: "May the Fourth be with you" (em tradução livre: Que o 4 de maio esteja com você). Entenderam? Pois bem, mas para os mais esclarecidos pesquisadores do tema, há o entendimento de que tal data não seria nenhuma brincadeira, nenhum trocadilho mas, sim, uma séria homenagem ao nascimento, ocorrido 7 anos antes da estreia do filme, mais precisamente às 11h25 am, do dia 04 de maio de 1970, em São Paulo/SP/BR do primeiro Jedi (EU).
  •  Por fim, em 25 de maio também se comemora o "DIA DEL ORGULLO FRIKI" (em tradução livre, dia do orgulho Geek ou Nerd), esta comemoração começou em 2006, quando, usando/homenageando a data de estreia do primeiro filme da Saga Star Wars (Hoje chamado de: o Episódio IV: Uma Nova Esperança), um grupo de espanhóis, resolveu criar um site/evento, onde lançou um MANIFESTO e, de lá pra cá, todo ano comemoram esta data (que também é seguida em vários lugares do mundo, inclusive aqui no Brasil). Vejam, abaixo, alguns prints do site (na época do lançamento/criação oficial da data"...).
 (1ª versão, pré evento -10 maio de 2006-, do site: http://www.orgullofriki.com/)


(Atualização, pós evento -25 junho de 2016- do site : http://www.orgullofriki.com/ )



 

Como vocês podem ver, nós temos várias razões para se comemorar esta data e várias razões para longas, desnecessárias e chatas discussões do tipo "ovo/galinha", seja como for, noves fora, o que importa mesmo é comemorar, não é mesmo?!!?



Ah! Mas Ribas, ok, entendi tudo até aqui...


MAS E O DIA DO COSPLAY!!!???

Ah sim!! Calma... Não esqueci...

O dia do Cosplay NÃO é comemorado no dia 25 de maio, UFA!!! 

Alias, quanto à comemoração deste dia, temos mais confusão com esta data pois, INTERNACIONALMENTE, desde 2010, graças à cosplayer Jennifer Alice (LINK), ele é comemorado no último sábado de agosto (LINK), enquanto que NACIONALMENTE, desde 2012, graças a uma enquete (ainda no orkut) feita pela "Melhores Cosplays do Mundo" (LINK) ele é comemorado (por alguns) em 21 de julho.

Tudo muito bom, tudo muito bem...

Nós adoramos comemorar qualquer coisa, é verdade, mas, pensando com calma e buscando uma razão mais racional e correta para se marcar a data de um dia especial para esta tribo que amamos tanto, acharíamos mais correto comemorar o DIA DO COSPLAY (nacional, internacional, mundial, intergalático...) no dia 02 de julho, pois foi o dia de abertura, em 1939, da 1ª  Worldcon (World Science Fiction Convention).

E pq tal data é importante, o que tem demais esta convenção, Ribas!!???

Básica e resumidamente nesta data ocorreu o primeiro "bater de asas de uma borboleta" (que vontade de escrever "brabuleta" heheheh), lá nos EUA, que desencadearia o maravilhoso tufão cosplay que temos hoje no (me arrisco) mundo todo!!!

Calma, eu explico mais...

Bom, para quem não sabe, muito embora a convenção, em si, até tenha o seu valor para o nosso mundo, a grande razão desta data e desta referência é pq, justamente na primeira edição desta convenção, que rolou de 02 a 04 de julho de 1939,  em Nova York, a Lenda da Ficção Científica mundial, Forrest James Ackerman, na companhia de Myrtle R. Jones... 
Usou pela primeira vez uma fantasia durante um evento!!

Ele vestiu a chamada "Futuristic Costume" ou "futurecostume", enquanto ela criou uma versão do vestido do filme de 1936 "Things to Come" (roteiro de H.G.Wells e título BR: "Daqui a Cem Anos").


E vale dizer que ele não ficou só no "COS", não!! Também "desceu pro PLAY" como podemos ver em uma de suas declarações a respeito deste dia:

"Another event at that [1939] convention was my costume, which was based on THINGS TO COME and Frank R. Paul's artwork. Many people have asked me over the years, "Forry, where did you get the nerve to wear that futuristic costume on the streets of New York?" But I think it was sort of like being mild-mannered Clark Kent, going into the telephone booth and coming out as Superman. When I wore that outfit in public, little children were running in the streets of New York crying, "It's Flash Gordon! It's Buck Rogers!" I even got the nerve to go out to the Worlds Fair in it; they had a platform with a microphone, and if you were from Spain, or from Sweden or France or Germany or wherever, you could come up and greet the world in your native language. So I got this quixotic notion to go up and speak in Esperanto to the world, and say that I was a time traveler from the future, where we all spoke this language."


Tal ato, então, tornou-se uma prática habitual nas demais edições da Worldcon, prática esta que, em 1984 surpreendeu/maravilhou o visitante da convenção, Nobuyuki Takahashi, que (havia vindo aos EUA cobrir a convenção e), de volta ao Japão, passou a fomentar esta cultura no seu país, vindo, inclusive a cunhar/criar o termo "cosplay" ("kosupure")... E, aí sabemos o que aconteceu!

Por estas e outras, hoje, no dia 25 de maio de 2017, a quem interessar possa, nós informamos ao mundo que, ok, continuaremos comemorando todas as demais datas acima mas, como amamos comemorações, e amamos esta turminha, passaremos, pelas razões já expostas, a buscar coleguinhas para montar o primeiro grupo a comemorar (mesmo que em pequeno número ou mesmo que sozinhos) no dia 02 de julho de 2017 a 1ª edição do...


DIA DO COSPLAY!








Share on Google Plus

About Videoteca do Olhar Imparcial

2 comentários:

  1. Ahhh você também é das brabuletas <3

    Eu achei a sua ideia brilhante e bem ousada. Eu já conhecia a história do casal que começou com o cosplay indo fantasiado em uma convenção de syfy, mas nunca pesquisei tão a fundo para descobrir nomes e datas.

    Eu sinceramente não curto nenhuma dessa outras datas, a do "Orgulho" Nerd, já te expliquei por que, e com exceção do May The Fourth que já é um tanto legitimada, o resto é firula sem sentido. 2 de Julho é um marco, tem um próposito por trás disso e merece sim ser aderido.

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
  2. Eita!!

    Pois é!! Algo precisa ser feito a respeito!!

    E... Brabuletas são batutas!! Fato!!

    ResponderExcluir