Hoje é dia do Cosplay, da Toalha, do Orgulho Geek... (Afinal, que dia é hoje!!??)

Texto: Ribas Machado
Imagens: Colhidas na internet (e editadas)

É, pois é...
Se você for (como eu sou) uma pessoa de paz, aconselho a...
Caso lhe perguntem... "que dia é hoje?"
Simplesmente responda: Hoje é quinta feira, dia 25 de maio de 2017
Ponto, fim...

Mas...
  • Se alguém, lhe disser que hoje é o "Star Wars Day" (Dia de Star Wars), e você for (como eu sou) uma pessoa de paz, que adora comemorações, comemore com ele/ela!!
  • Se outro alguém, lhe disser que hoje é o "Towell Day" (Dia da Toalha), e você for (como eu sou) uma pessoa de paz, que adora comemorações, comemore com ele/ela!!
  • Se mais alguém lhe parar e disser que hoje é o "Dia Del Orgullo Friki" (Dia do orgulho Geek/Nerd), e você for (como eu sou) uma pessoa de paz, que adora comemorações, comemore com ele/ela!!

Afinal de contas...

  • Após o falecimento de Douglas Adams (em 11 de maio de 2001), autor de diversas obras de ficção científica, entre elas O Guia do Mochileiro das Galáxias, seus fãs (em especial os da comunidade h2g2 -LINK-), agora órfãos, começaram a pensar, discutir e agitar uma homenagem ao autor, homenagem esta que se concretizou em 25 de maio daquele ano, com a primeira edição do "DIA DA TOALHA" (quem leu o Guia, sabe a importância e o pq da escolha da TOALHA).
 Obs: Há fãs de Douglas Adams que entendem que, como o dia 25 de maio não tem nada a ver com o Guia ou com o autor, a homenagem deveria ter sido feita 42 dias após a sua morte (sim a razão disto também está no Guia... E, escolhi a hora de postagem desta matéria, propositalmente). Mas, não adianta, o dia 25 de maio ganhou corpo e já se tornou tradição.
  •  O "DIA DE STAR WARS", por sua vez, é mais fácil de entender pois em 25 de maio de 1977, estreou o primeiro filme da Saga Star Wars (Hoje chamado de: o Episódio IV: Uma Nova Esperança), estreia esta que inspirou a Prefeitura de Los Angeles, em 2007, durante as comemorações pelos 30 anos da estreia, a instituir o Star Wars Day. Esta data até vingou, há quem comemore, mas, na real, o SWD é verdadeiramente comemorado no dia 04 de MAIO.
Obs: A escolha do dia 04 de maio, para a maioria, se deve a uma brincadeira, a um trocadilho com o "jargão clássico": "May the Force be with you" (que a força esteja com você) que ficaria: "May the Fourth be with you" (em tradução livre: Que o 4 de maio esteja com você). Entenderam? Pois bem, mas para os mais esclarecidos pesquisadores do tema, há o entendimento de que tal data não seria nenhuma brincadeira, nenhum trocadilho mas, sim, uma séria homenagem ao nascimento, ocorrido 7 anos antes da estreia do filme, mais precisamente às 11h25 am, do dia 04 de maio de 1970, em São Paulo/SP/BR do primeiro Jedi (EU).
  •  Por fim, em 25 de maio também se comemora o "DIA DEL ORGULLO FRIKI" (em tradução livre, dia do orgulho Geek ou Nerd), esta comemoração começou em 2006, quando, usando/homenageando a data de estreia do primeiro filme da Saga Star Wars (Hoje chamado de: o Episódio IV: Uma Nova Esperança), um grupo de espanhóis, resolveu criar um site/evento, onde lançou um MANIFESTO e, de lá pra cá, todo ano comemoram esta data (que também é seguida em vários lugares do mundo, inclusive aqui no Brasil). Vejam, abaixo, alguns prints do site (na época do lançamento/criação oficial da data"...).
 (1ª versão, pré evento -10 maio de 2006-, do site: http://www.orgullofriki.com/)


(Atualização, pós evento -25 junho de 2016- do site : http://www.orgullofriki.com/ )



 

Como vocês podem ver, nós temos várias razões para se comemorar esta data e várias razões para longas, desnecessárias e chatas discussões do tipo "ovo/galinha", seja como for, noves fora, o que importa mesmo é comemorar, não é mesmo?!!?



Ah! Mas Ribas, ok, entendi tudo até aqui...


MAS E O DIA DO COSPLAY!!!???

Ah sim!! Calma... Não esqueci...

O dia do Cosplay NÃO é comemorado no dia 25 de maio, UFA!!! 

Alias, quanto à comemoração deste dia, temos mais confusão com esta data pois, INTERNACIONALMENTE, desde 2010, graças à cosplayer Jennifer Alice (LINK), ele é comemorado no último sábado de agosto (LINK), enquanto que NACIONALMENTE, desde 2012, graças a uma enquete (ainda no orkut) feita pela "Melhores Cosplays do Mundo" (LINK) ele é comemorado (por alguns) em 21 de julho.

Tudo muito bom, tudo muito bem...

Nós adoramos comemorar qualquer coisa, é verdade, mas, pensando com calma e buscando uma razão mais racional e correta para se marcar a data de um dia especial para esta tribo que amamos tanto, acharíamos mais correto comemorar o DIA DO COSPLAY (nacional, internacional, mundial, intergalático...) no dia 02 de julho, pois foi o dia de abertura, em 1939, da 1ª  Worldcon (World Science Fiction Convention).

E pq tal data é importante, o que tem demais esta convenção, Ribas!!???

Básica e resumidamente nesta data ocorreu o primeiro "bater de asas de uma borboleta" (que vontade de escrever "brabuleta" heheheh), lá nos EUA, que desencadearia o maravilhoso tufão cosplay que temos hoje no (me arrisco) mundo todo!!!

Calma, eu explico mais...

Bom, para quem não sabe, muito embora a convenção, em si, até tenha o seu valor para o nosso mundo, a grande razão desta data e desta referência é pq, justamente na primeira edição desta convenção, que rolou de 02 a 04 de julho de 1939,  em Nova York, a Lenda da Ficção Científica mundial, Forrest James Ackerman, na companhia de Myrtle R. Jones... 
Usou pela primeira vez uma fantasia durante um evento!!

Ele vestiu a chamada "Futuristic Costume" ou "futurecostume", enquanto ela criou uma versão do vestido do filme de 1936 "Things to Come" (roteiro de H.G.Wells e título BR: "Daqui a Cem Anos").

Tal ato, então, tornou-se uma prática habitual nas demais edições da Worldcon, prática esta que, em 1984 surpreendeu/maravilhou o visitante da convenção, Nobuyuki Takahashi, que (havia vindo aos EUA cobrir a convenção e), de volta ao Japão, passou a fomentar esta cultura no seu país, vindo, inclusive a cunhar/criar o termo "cosplay" ("kosupure")... E, aí sabemos o que aconteceu!

Por estas e outras, hoje, no dia 25 de maio de 2017, a quem interessar possa, nós informamos ao mundo que, ok, continuaremos comemorando todas as demais datas acima mas, como amamos comemorações, e amamos esta turminha, passaremos, pelas razões já expostas, a buscar coleguinhas para montar o primeiro grupo a comemorar (mesmo que em pequeno número ou mesmo que sozinhos) no dia 02 de julho de 2017 a 1ª edição do...


DIA DO COSPLAY!








Share on Google Plus

About Videoteca do Olhar Imparcial

2 comentários:

  1. Ahhh você também é das brabuletas <3

    Eu achei a sua ideia brilhante e bem ousada. Eu já conhecia a história do casal que começou com o cosplay indo fantasiado em uma convenção de syfy, mas nunca pesquisei tão a fundo para descobrir nomes e datas.

    Eu sinceramente não curto nenhuma dessa outras datas, a do "Orgulho" Nerd, já te expliquei por que, e com exceção do May The Fourth que já é um tanto legitimada, o resto é firula sem sentido. 2 de Julho é um marco, tem um próposito por trás disso e merece sim ser aderido.

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
  2. Eita!!

    Pois é!! Algo precisa ser feito a respeito!!

    E... Brabuletas são batutas!! Fato!!

    ResponderExcluir